planejamento-tributario
O que é Planejamento Tributário?
5 de junho de 2017

A importância da contabilidade para as empresas

importancia-da-contabilidade
 

Para ser um empreendedor é preciso estar atento a todas as funções que deve exercer e a principal delas é a questão contábil, pois ela representa uma grande parcela que define o sucesso da empresa.

A atividade contábil, quando bem executada, mantém o negócio funcionando em perfeita ordem. O contador exerce um papel ativo, com um conhecimento abrangente, que é determinante para os rumos da empresa, ou seja, esse profissional é parte estratégica do negócio, sendo indispensável para que ele cresça.

Você e o seu contador devem construir uma relação de confiança para uma jornada de sucesso.

Assim, muito mais do que manter a contabilidade em dia, seu prestador de serviço poderá auxiliá-lo na gestão do seu negócio, contribuindo diretamente para que você tenha as melhores margens de lucro.

Além disso, um contador pode ajudá-lo também na definição e no controle de processos para que sua empresa atinja os objetivos definidos no planejamento estratégico.

Portanto, fazer a contabilidade da empresa é mais do que deixá-la organizada, é possuir conhecimentos técnicos e específicos para atender todas as exigências da lei.


Evite riscos

A importância de ter o auxílio de profissionais especializados é também, para evitar situações que coloquem em risco a empresa, como por exemplo, quando um empreendedor resolve exercer a função de contador por conta própria, podendo cometer algum erro que acarrete em multas ou problemas com o Fisco. Já imaginou abrir seu próprio negócio sem a certeza de que está enquadrado no regime tributário correto e por conta disso, pagar mais impostos que o necessário?


Modelos de negócio

Cada modelo de negócio possui particularidades que muitas vezes são desconhecidas por pessoas sem formação na área contábil. Ter um profissional habilitado ao seu lado é fundamental para ajudá-lo, principalmente, na etapa de abertura da sua empresa.

Veja abaixo os modelos de negócios para a vida financeira de sua empresa:

  • Departamento contábil: dá sustentação às demonstrações contábeis de prestação de contas, como relatórios e balancetes que devem informar o que de fato ocorre nas áreas operacionais e financeiras da empresa.

  • Departamento fiscal: administra os tributos do empreendimento permitindo saber a quantidade de imposto que terá de pagar, de acordo com a modalidade de tributação na qual você se insere: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

  • Departamento pessoal: processo operacional das rotinas referentes à contratação, remuneração e desligamento dos funcionários. Os cálculos trabalhistas e a elaboração dos documentos necessários para formalização da relação jurídica entre empresa e trabalhador.


Uma boa contabilidade cresce o seu negócio

Dessa forma, contar com um escritório de contabilidade para ajudá-lo nessas operações mantem as suas obrigações contábeis e financeiras em dia, sobrando mais tempo para se dedicar a outras atividades administrativas, que, trabalhadas de forma conjunta, contribuirão para o sucesso do seu empreendimento.



Conte com a Real Contábil, em caso de dúvidas fale conosco.